Pontos a discutir sobre o falecimento do ciclista na Av. Sumaré
As seguintes considerações foram feitas por Henrique Boney e achei importante compartilhá-las.
A prefeitura informa que existe uma ciclovia na Av Sumaré, realmente um dia houve esta tal ciclovia, mas hoje é apenas uma esburacada pista de cooper sem os devidos acessos nem sinalizações, tanto que cicloativistas consideram a “Ciclovia” do Sumaré como ruim ou inadequada para transporte ou deslocamento urbano.
Dos 660 milhões previstos pela CET em arrecadação em multas de trânsito para 2011, nada vai para ciclovias ou qualquer planejamento cicloviário.
A CET não tem uma única emissão de multa sobre as seguintes infração aos artigos do CTB
- 201 que estabelece infração media para quem “ Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta”
- 220 que estabelece infração gravíssima para quem “Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito” ao ultrapassar um ciclista na via.
Segundo o perfil de morte de ciclista em São Paulo, 24 % morrem em acidentes envolvendo ônibus, 51% envolvendo carros, 97% são do sexo masculino, 31% tem entre 50 e 70 anos.
A prefeitura calcula a existência de 80 km de infraestrutura viária para bicicleta na cidade, porém, destas, apenas 22 km realmente funcionam para transporte ou deslocamento urbano, e 1,8 foi removido de Parelheiros por um mal entendido entre a Subprefeitura e o Ministério Público.
Aplicação correta da lei 14.266 que cria a infraestrutura para bicicleta na cidade, com ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, estrutura para bicicleta em pontes, viadutos e novas vias, bicicletários e paraciclos espalhados pela cidade.
Somando o plano diretor, plano de ciclovias e plano de metas, Pão Paulo tem 522 km de ciclovias para serem inauguradas até 2012, mas até apenas 10 km foram realmente executados.
Periodicamente a SMT deve realizar reciclagem com motoristas de ônibus coletivos públicos ou particulares e taxistas sobre a convivência harmônica e segura com ciclistas e pedestres.