Uso de chaves no BibTeX
Neste artigo escreverei rapidamente sobre o uso das chaves ({ e }) no BibTeX. Mas antes de adentrarmos o assunto, farei uma pequena contextualização.
Contexto
BibTeX é uma ferramenta utilizada para processar listas de referências (banco de informações) descritas em um formato que obedece regras específicas. Esses dados devem ser inseridas em um arquivo escrito em texto plano e a extensão utilizada deve ser .bib. Normalmente, esta ferramenta é utilizada em conjunto com LaTeX.
Entradas
O BibTeX especifica quatro tipos de informação que podem ser inseridas em um arquivo .bib, porém o mais importante é a entrada. É com ela que conseguimos descrever o tipo de informação que está sendo descrita e quais campos são necessários. São exemplos de enradas: @article, @book, @conference, etc.
Delimitação de campos
Os campos de uma entrada devem ser iniciados e terminados por aspas, por exemplo:
@book{goossens93, author = "Michel Goossens and Frank Mittlebach and Alexander Samarin", title = "The Latex Companion", year = "1993", publisher = "Addison-Wesley", address = "Reading, Massachusetts" }
Pois bem, chegamos objetivo deste artigo.
Uso das chaves
As chaves podem ser utilizadas de forma mais convencional, parecido com o que é feito no LaTeX com o intuito de cercear parâmetros de acentuação, como por exemplo em:
... title = "O obst\'{a}culo", ...
Porém, um uso menos conhecido das chaves é para evitar a formatação agressiva praticada pelo BibTeX. Por exemplo, o BibTeX ignora letras maiúsculas e minúsculas previamente escritas no campo título, homogeneizando tudo, deixando somente a primeira letra em caixa alta. E isso acontece com os outros campos também. Como evitar isso? Envolvendo a região com chaves.
Para o BibTeX, tudo que for envolvido por chaves, ficará intocado, como no exemplo a seguir.
@article{greenwade93, author = "George D. Greenwade", title = "The {C}omprehensive {T}ex {A}rchive {N}etwork ({CTAN})", year = "1993", journal = "TUGBoat", volume = "14", number = "3", pages = "342--351" }